Cada fato acontecido em nossas vidas, pode tomar diferentes caminhos, a partir das escolhas e da visão que definimos. Nós, aqui do Solar da Mímica temos muitas histórias pra contar sobre essas coisas de olhar o mundo diferente e procurar mudar o ângulo de cada experiência.
Uma delas é sobre o Gaus, o cara que iniciou tudo isso, o instigador que provoca nossos alunos a serem melhores, a se expandirem, a acreditarem em seu potencial criativo! E a colocarem em prática, seja no teatro ou em "n" outras profissões.
Gaus perdeu sua mãe aos 7 anos de idade, e a partir daí visitou a solidão, o silêncio e a contemplação.Com uma infância até então repleta de aventuras...
Com uma infância até então repleta de aventuras...
Uma casa de portas sempre abertas para toda a vizinhança fazer de corta-caminho entre a rua de baixo e a rua de cima - passavam por lá todos os tipos, quase que como num conto de Monteiro Lobato, personagens vindo de todo lugar: altos; baixos; falantes; havia quem pisasse miúdo; até quem arriscasse uma ginga; e tantos mais...! - UMA FESTA!
Todos portando sorrisos e acenos de gratidão. Já lá se via seus amigos clowns lhe saudando e entregando muitos risos de cura.
Um infância recheada de passeios no lago toda tarde; de poemas recitados por cada irmão nas noites de natal; de uma casa invadida por fumaça nas constantes e alegres tentativas de fazer funcionar a lareira em dias de frio e de tantas outras felizes peripécias de uma mãe presente, companheira e brincalhona.
De repente - ele se viu só.
De repente - a porta se fechou. De repente - o silêncio.
Esse lugar poderia ter-lhe trazido vazio e desistência, mas ao contrário, foi um trampolim para sua jornada de observação e serenidade com o mundo a sua volta. Decidiu aos 18 anos que queria fazer mímica e levar histórias que ao mesmo tempo alegrassem e inspirassem todas as pessoas que as vissem.
Começou sua pesquisa autodidata e percebeu que seu corpo - que trazia a capoeira, o samba, as cores e sabores tropicais - não poderia simplesmente se comunicar com o mundo, da mesma maneira que um corpo europeu ou asiático, ou um corpo com outras culturas e repertórios. Nascia o Teatro Ativo! 100% brasileiro.
Hoje, mais de 40 anos depois, ainda e sempre, pesquisando, questionando, contemplando, temos uma pesquisa robusta, fundamentada, séria e autêntica.
Cujo núcleo central é acessar a Essência de cada SER: sua individualidade; sua originalidade; o que veio ao mundo para dizer e fazer - seu propósito de vida. E contribuir com sua expressão!
E isso de Essência, Clown Interior, Individualidade, Pesquisa Brasileira, Mímica Brasileira; E também de dizer que a vida é um palco e que precisamos ser protagonistas seja qual for nossa profissão, seja qual for o palco de cada um; temos dito há mais de quarenta anos, não é de agora!!
Além de fazer isso através de ferramentas teatrais: jogos, exercícios e dinâmicas criadas dentro da linha de pesquisa e pensamento do Teatro Ativo.
Nós aqui no Solar da Mímica, levantamos nossa bandeira: O RISO QUE CURA! (Que é mudar a qualidade do riso do mundo, mas essa é mais uma história pra gente contar...)
É isso que propomos aqui: Uma mudança radical no olhar para a vida! Um nova forma de abordar suas histórias e ocorridos!!!
Essa é nossa pesquisa - e ela nasceu, com certeza, num momento de uma experiência profunda e avassaladora, que tocou e foi tocada pela Essência de uma criança que escolheu buscar compreender e absorver o acontecido com os "olhos" do coração.
E você? Tem dias que gostaria de arrancar do mapa da sua vida? Gostaria de olhar por outro ângulo esses dias? Conhece alguém que está nesse momento?
Nós queremos compartilhar com você aquilo que sabemos!
Por Vanderli Santos
Em todos os nossos cursos você será provocado a esse novo olhar para o mundo!