Clown Ativo Ao Pé da Letra,
mas não é Óbvio!! Heinm?!
Na nossa Escola de Palhaçaria o Clown Ativo é ao Pé da Letra mas não é obvio. O processo de pesquisa e descoberta do Ser palhaço interior, aqui no Solar chamado de Clown Ativo, é de fato, um mergulho muito profundo.
Apesar do grande valor da Palhaçaria Tradicional que nos apresenta tantas gags, e esquetes que tem passado de geração em geração e, sido e sendo material de trabalho para tantos; defendemos aqui a dramaturgia do Clown Ativo, onde tudo é muito singular: a criação, a expressão o "manifestar-se" é totalmente único, portanto, o que funciona para um SER não funciona para outro.
É preciso descobrir-se, encontrar-se, desembaraçar-se da massa e perceber e reconhecer o próprio potencial, o próprio valor, a própria beleza.
Seguindo nesse caminho de pensamento, baseados nessa premissa da nossa pesquisa de mais de quarenta anos, o Retiro de Palhaçaria : "Onde Está o Clown?!", vem produzindo essas descobertas em tantos seres, que por nós atravessaram. Por ressaltar a necessidade da exteriorização do Único que há em nós, vemos a potencialização de indivíduos de muitas áreas profissionais, que seguem levando esse aprendizado transformador e afetando o mundo.
No nosso Teatro Ativo, esse Palhaço Interior possui várias características, que são a base da nossa metodologia, aplicada tanto para os intensivos de sete dias, onde se foca a busca desse SER PALHAÇO, quanto nos cursos introdutórios, onde se foca o "pensamento" (Curta Clown - Como Pensa o Palhaço?!)
Vou abordar nesse texto uma das várias características dessa pesquisa: "O ClOWN É AO PÉ DA LETRA, MAS NÃO É ÓBVIO" (Vanderli Santos)
O que significa isso? Bom, a jornada em busca dessa potência energética que é o Clown Ativo, o Palhaço que reside em nós, é cheia de camadas e obstáculos - que como indivíduos numa sociedade, vamos criando conforme dita o sistema, os padrões, o "protocolo". E para nos sentirmos pertencentes, fazemos a lição de casa direitinho. Pois bem, nosso ser palhaço, está fora desse enquadramento, ele flutua por tudo isso, logo a sua resposta será diferente.
O Clown Ativo vai fazer o que lhe é pedido - "Ao Pé da Letra", porque ele tem um compromisso com o objetivo dado, porém, será feito a sua maneira, peculiar, própria, singular, carregada de verdade, mas "Nunca Óbvia" dentro do que já está engessado nos nossos círculos sociais. São infinitas as possibilidades para a mesma questão, e cada Clown terá as suas próprias (que também são muitas!)
Vamos além, onde algo que pode parecer criativo, corre o risco de ser uma "carta na manga" se sempre reutilizada, o que a torna uma regra, já que assume o papel de um recurso para um final certo, como um porto seguro, vale lembrar que não falamos aqui da "Redundância do Clown (que é assunto para outra conversa).
Então, você consegue imaginar a grandeza desse universo do Clown Ativo a partir dessa única característica que colocamos aqui? E pensa numa coisa, essa potência também reside em você, vai vendo se não é de chacoalhar o coração!!!
Por enquanto é isso, na nossa Escola de Palhaçaria: O Clown Ativo é Ao Pé da Letra, mas não é Óbvio!
Quer ver um pouco mais, olha esses vídeos, fala com a gente, ou, vem pra cá conhecer nossa pesquisa!!
(Texto Por Vanderli Santos)