Alberto Gaus

 
 
ALBERTO GAUS
 
 
Alberto GausAtor, mímico, cenógrafo, diretor  e autor teatral
 
Alberto Gaus iniciou sua pesquisa na área da mímica há 35 anos e logo no início de sua carreira recebeu prêmios de grande importância no cenário teatral, como o MOLIÈRE, FUNDACEM, APCA e MAMBEMBE.  
 
Em parceria com a atriz Vanderli Santos, fundou a sede fixa do Solar da Mímica & Cia, primeira escola e centro de pesquisa da mímica no Brasil. Espaço único no gênero, apto a oferecer treinamentos, estadia e alimentação no mesmo local.  
 
Durante esses anos, numa busca contínua por uma expressividade genuína, sempre trabalhando com a arte gestual e enfocando a cultura, a ginga, a movimentação e a expressão brasileiras, Gaus criou uma linguagem própria de trabalho, o TEATRO ATIVO, que atualmente é desenvolvida pelo grupo e apresentada nos cursos oferecidos pelo centro de pesquisas.  
  
Premio MolierePara a TV Cultura realizou trabalhos específicos de mímica nos programas X-Tudo e Castelo Rá-Tim-Bum. Fez a preparação corporal dos atores de Antunes Filho no espetáculo Paraíso Zona Norte.   Também em sua trajetória, criou, atuou, produziu e dirigiu vários espetáculos, que viajaram pelo Brasil e mundo.    
 
 
 
 
 

ESPETÁCULOS


2009 – Enquanto Houver Encanto (Direção);
2009 – Porque que Eu Te Amo Tanto? (Direção);
2008 – Laços e Abraços;
2007De Molière Para Uanderful-li (Direção);
2005Onde que o Conde se Esconde? (Direção);
2004SBPC – Um Congresso Milenar…(Direção);
2002O X da Questão;
1999Chuva de Risos;
1996Istrik & Nik;
1992 – Em Busca do Riso;
1989 – Zé Melé Que Tudo Qué;
1987 – No País de Macunaíma;
1980 – O Mágico Trapalhão;
1979 – Um Instante de Sonho;
1977 – Um Universo Perdido.    
 

O CENTRO DE PESQUISA SOLAR DA MÍMICA  

 
Solar da MímicaO Solar da Mímica & Cia – Centro de Pesquisa e Difusão do Teatro Ativo, é um espaço alternativo que recebe grupos de teatro, atores e interessados em descobrir um novo estilo de comunicação e arte. Pioneiro no gênero para pesquisa teatral, com perfil residencial (oferece além dos cursos, estadia e alimentação), proporcionando aos alunos e pesquisadores um ambiente intensivo de aprendizado e integração, conta com amplas e equipadas instalações.  

Situado numa área de vinte e quatro mil m², na cidade de Juquitiba, a 70 km de São Paulo, em meio à Mata Atlântica. Um local ideal para realização de pesquisa aprofundada, produção e difusão das artes cênicas, onde são ministrados cursos e desenvolvida a linguagem do Teatro Ativo, ferramenta para o fortalecimento da expressão gestual do ator, ou seja, mais uma técnica que potencializa as possibilidades de comunicação em cena.   A principal proposta do Solar da Mímica é descobrir e difundir cada vez mais a qualidade expressiva brasileira, através do Teatro Ativo e suas relações híbridas.
 
 

EVENTOS REALIZADOS NA SEDE DO SOLAR DA MÍMICA:    
 

image009Mergulhos Intensivos de 7 dias:
 
Encontros CMS (Clowns, mímicos e simpatizantes).
 
 
Apresentações de espetáculos: Para escolas e público em geral



A  CIA SOLAR DA MÍMICA  

 

image011O Solar da Mímica & Cia, é um grupo consolidado, de pesquisa continuada, que existe há 35 anos, formado por Alberto Gaus e Vanderli Santos.   Desde que foi criada, a Cia. Solar da Mímica desenvolve projetos de pesquisa, tendo como eixo principal de investigação cênica, a linguagem do teatro ativo, e suas relações híbridas.   Também criou e produziu ao longo desses anos, espetáculos direcionados a todas as faixas etárias. Com histórico de viagens pelo Brasil e Europa.   Em 2008 o grupo estreou o projeto Circoreto – O Circo do Solar, idealizado por Alberto Gaus, um circo que incorpora os espaços dos coretos das praças.  



 
 

ALGUNS EVENTOS REALIZADOS PELA CIA

2010 – Circuito Cultural Paulista
2010 – Mostra Mímica Sesc São Caetano
2009 – Virada Cultural no Interior
2009 – Temporada do espetáculo “O Mágico Trapalhão”
2009 – Supervisão de Elenco do espetáculo “Paixão de Cristo” - Santana do Parnaíba
2008 – 7º Encontro CMS Internacional - 21, 22 e 23 de março
2008 – Projeto Teatrada (Repertório de Espetáculos Sesc Araraquara)
2008 – Projeto Casas do Circo 
2008 – Lançamento e estréia da temporada do Projeto Circoreto – O Circo do Solar
2007 – Lançamento do Evento Encontro CMS (Clowns, Mímicos e Simpatizantes)
2006 – Projeto Caravana Paulista de Teatro
2005 – Mostra Comemorativa 25 Anos Alberto Gaus e 10 Anos Solar da Mímica(CCSP)