No Teatro, Num Curso de Clown e no dia-a-dia:

O Riso Que Cura!!

Que Papo é esse?

Um elixir necessário: O Riso...

É fato sabido e comprovado por diversas pesquisas ao redor do mundo que rir é um super remédio, um verdadeiro coquetel da saúde, que promove muitos benefícios ao corpo humano. 

Desde relaxar corpo e mente, deixando-os leves, até processos mais complexos como melhorar a circulação e pressão arterial, ativar e fortalecer as defesas do organismo, queimar calorias e liberar hormônios como a endorfina, que nos possibilita uma certa felicidade. 

Pois bem, rir é de fato sempre bom, no entanto, aqui no Solar da mímica, questionamos a qualidade do Riso que rimos. Neste artigo, vamos explicar porque para nós, a qualidade do Riso pode mudar o sentido e reordenar as direções da vida e da sociedade.

Podemos rir um riso que nos provoque instantes de descontração, trazendo alguns benefícios passageiros ao corpo e mente, mas perpetuando conceitos; E podemos rir um riso que transforme a nossa visão de mundo, e ainda, traga benefícios para nosso corpo, mente e alma, modificando nosso estar nesse planeta, liberando nossa Essência para vir à tona e contribuir com uma verdadeira mudança de paradigmas.

Uma Pesquisa Audaciosa: O RISO QUE CURA!

Imagine que vc tem uma ferida, então você a trata com óleo de coco, uma pomadinha, ou até um mertiolate...e aí, aos poucos, vc vai percebendo que a ferida vai cicatrizando - primeiro por fora - e depois, lentamente por dentro, até curar-se por completo.

Agora, se ao invés da pomadinha, você colocar seu dedo e apertar e cavucar e mexer, vc vai ver a sua ferida abrir-se, sangrar, aumentar e virar algo bem medonho.

Para nós, do Solar, o humor e as piadas que se utilizam de dores humanas como: machismo, escravidão, racismo, condição social, e tantos preconceitos e despautérios, fazem às vezes daquele dedo machucando ainda mais uma ferida.

No entanto, o que a humanidade precisa mesmo é de uma pomadinha, nossas dores estão tão latentes, que estamos a ponto de explodir.

Uma Sociedade em queda? Teremos nos perdido dos nossos propósitos?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020, a depressão será a segunda principal causa de incapacidades após as doenças cardíacas e a doença mais impactante do planeta!

E ela está em todas as faixas etárias desde crianças a idosos!

O massacre de informações que povoam o universo virtual e o consumismo desenfreado que vivemos atualmente, afeta crianças, jovens e adultos e nos idosos, o isolamento, o abandono e a solidão. Tudo isso provoca transtornos de ansiedade e depressão.

Somos uma sociedade em declínio, em desalinho, caminhando a passos cada vez mais largos para um abismo de individualismo e recessão de afeto.

Antidepressivos e antiansiolíticos estão no TOP 3 dos medicamentos mais vendidos!!

Estamos num momento de mundo coberto de ansiedades, incertezas, agonias - sentimentos típicos de um século virtual, raso e consumista.

Só o TER tem sido endeusado, onde está o SER?

Precisamos nos voltar para nós, olharmos o que estamos nos tornando, e começar a retornar para dentro, para onde está a Essência, e nos ouvirmos, e nos sabermos, para poder colocar em prática nosso propósito de vida.

Caso contrário, ficaremos correndo zonzos, batendo uns nos outros, e querendo consumir cada vez mais, para nos sentirmos ALGO, e nos anestesiando com as mentiras de um mundo em desatino.

O Riso que Cura vem justamente trazer esse perdão, essa pausa, esse serenar - que estamos carecendo demais.

O Resgate que nossa visão de um RISO QUE CURA propõe:

  • Um resgate da Poesia;
  • Um resgate do Verdadeiro
  • Um resgate do Encanto
  • Um resgate do Simples
  • E do que é realmente Belo (não porque está na moda, mas porque é genuíno!)

Esse Riso, esse que Cura, é a pomada para tantas dores que nos afligem, cujas feridas - que muitas vezes, nem sequer percebemos - estamos lacerando repetidamente há muito tempo:

Cada vez que rimos de uma piada machista, sexista, racista, e outros istas mais; 

Cada vez que rimos do tropeço, da dificuldade e do embaraço alheio, e consequentemente, dos nossos próprios.

Esse Riso que propomos é também, e principalmente, para ninar nossas próprias dores, nossa criança interior, quando nos autojulgamos, nos autocriticamos, quando esquecemos o Clown que nos habita; quando nos amamos menos do que o mundo é capaz de nos amar. 

O EXERCÍCIO DE VIVER O RISO QUE CURA: NO TEATRO, NUM CURSO DE CLOWN E NO DIA-A-DIA!!

Mas assim como voltar-se para dentro, falar de um Riso que Cura, num mundo doente, não é tarefa fácil.

É nadar contra a corrente, é acordar todos os dias sabendo que possivelmente, você ouvirá descréditos sobre o seu trabalho, sobre a sua busca, sobre a sua verdade. 

Por isso, é necessário um exercício constante de autoconhecimento, para que possamos estar cientes do caminho, e do "Onde" queremos chegar!

E estarmos alertas no nosso dia-a-dia para os obstáculos que surgirão, e que se vistos de olhos abertos, serão menores do que suas negras sombras na parede ao lado do armário.

Aqui no Solar da Mímica, oferecemos possibilidades para você entrar em contato consigo mesmo, através de conteúdos variados como:

Curso de clown - "Onde Está o Clown?! (Nosso palhaço interior), Mímica Quântica, Teatro Sagrado com seus diferentes módulos temáticos, aliados a muita cor, brilho, música, movimento e num espaço acolhedor junto à natureza.

Quer saber mais sobre nosso curso de Clown? Clique Aqui!

Quer assistir aos vídeos, acesse nossa playlist sobre nosso Clown Ativo

Tudo isso sempre alinhado ao nosso Teatro Ativo, ao nosso RISO QUE CURA!

E então? Vamos? Conhecer um novo caminho?

Por Vanderli Santos

Assine nossa newsletter!!

O Clown Ativo

Conheça um pouco da nossa pesquisa de linguagem:

o TEATRO ATIVO